quarta-feira, 13 de junho de 2012

De Fernando Pessoa, sobre seus heterônimos

"Com uma tal falta de literatura, como há hoje, que pode um homem de gênio fazer senão converter-se, ele só, em uma literatura? Com uma tal falta de gente coexistível, como há hoje, que pode um homem de sensibilidade fazer senão inventar os seus amigos, ou, quando menos, os seus companheiros de espírito?"

"Por qualquer motivo temperamental que me não proponho analisar, nem importa que analise, construí dentro de mim várias personagens distintas entre si e de mim, personagens essas a que atribuí poemas vários que não são como eu, nos meus sentimentos e ideias, os escreveria."

(Do livro "Fernando Pessoa - Alguma Prosa", organizado por Cleonice Berardinelli, Editora Nova Fronteira.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário