sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Poemas de Paulo Leminski

"o pauloleminski
é um cachorro louco
que deve ser morto
a pau a pedra
a fogo a pique
senão é bem capaz
o filhodaputa
de fazer chover
em nosso piquenique."

               ***

"Amor, então,
também, acaba?
Não, que eu saiba.
O que eu sei
é que se transforma
numa matéria-prima
que a vida se encarrega
de transformar em raiva.
Ou em rima."

               ***

"parem
eu confesso
sou poeta

cada manhã que nasce
me nasce
uma rosa na face

parem
eu confesso
sou poeta

só meu amor é meu deus

eu sou o seu profeta."

               ***

"duas folhas na sandália

o outono
também quer andar."

               ***

"a palmeira estremece
palmas para ela
que ela merece."

               ***

"a folhas tantas
o outono
nem sabe a quantas."

(De Toda a poesia, publicado pela Companhia das Letras.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário