domingo, 21 de agosto de 2016

Um poema de Tu Fu

"Criar uma filha para casá-la com um soldado. Antes abandoná-la na estrada, ao nascer!

Senhor, trancei meus cabelos, no dia do casamento, mas o nosso leito não teve tempo de se aquecer. Ao cair do sol, tornei-me vossa esposa, e logo nos separamos, às primeiras luzes da aurora!

Agora, penso na morte que vos ameaça a cada instante. Vivo em agonia. Meu coração se despedaça.

Tinha prometido a mim mesma acompanhar-vos por toda parte... Percebi que a minha presença vos aumentaria os cuidados.

Não pronuncieis com muita frequência o nome de vossa jovem esposa. Esforçai-vos por esquecer tudo o que não seja vosso dever de soldado."

(Do livro Poemas chineses, tradução de Cecília Meireles, Editora Nova Fronteira.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário